quinta-feira, 31 de março de 2011

Oficina artística mostra como aplicar um novo olhar sobre velhos materiais

O Coletivo Arteliteratura Caimbé realiza nesta sexta-feira (1° de abril) uma oficina de iniciação artística intitulada “ Um novo olhar sobre velhos  materiais”. A atividade será coordenada pelo artista plástico  mineiro José Napoleão. Os participantes aprenderão técnicas que agregam valor a  materiais comuns como arame, jornal, cola e pedaços de metal. 

Obra de José Napoleão

A oficina começará às 15h, na Casa Cultural do Coletivo Caimbé, que funciona na Rua Z, 76, bairro  Jardim Caranã. Jovens que fazem parte das atividades permanentes do coletivo serão beneficiados.  Interessados de qualquer idade podem entrar em contato pelo telefone  9131 6869 para inscrever-se.
 
Confira aqui uma entrevista com o artista

José Napoleão veio a Boa Vista a convite do Coletivo Caimbé. Ele nasceu em Pará de Minas e atualmente mora em Belo Horizonte, onde desenvolve seu trabalho como artista plástico. Desde 1998 tomou o arame como fio condutor de sua expressão. 



Isto resultou em várias exposições individuais e garantiu espaço para suas obras em acervos particulares,  galerias e instituições como o Museu mineiro e o Instituto Mourão Guimarães.
Mais fotos de obras de José Napoleão AQUI.
 
Informações sobre a  oficina: Tana Halú - 9131 6869 
 

CIA. Teatral Malandro é o Gato - Se Meu Ponto G Falasse.

Em abril, a CIA. TEATRAL MALANDRO É O GATO estreia novo espetáculo em Boa Vista: SE MEU PONTO G FALASSE.

SE MEU PONTO G FALASSE, dos autores gaúchos Júlio Conte, Heloísa Migliavacca e Patsy Cecato, retrata de forma bem humorada as quatro fases de duas mulheres no final do século XX: Complexo de Cinderela, As Bruxas, A Idade da Loba e A Mulher dos Anos 2000.

No Primeiro quadro, O complexo de Cinderela, é marcado pelo comportamento submisso e sonhador, onde a mulher acredita e deposita total esperança de que o homem ideal vai bater em sua porta a qualquer momento, e conduzi-la à segurança de um casamento, porém a incerteza permeia em todo o quadro.

O segundo quadro é marcado pelas Bruxas, que retrata a queda do castelo de areia, onde a decepção com o casamento as transformam em hipocondríacas, depressivas, amarguradas, complexadas com o corpo e a auto-estima totalmente abalada.

No terceiro quadro, as “Bruxas” dão lugar às “Lobas”, já conseguem administrar a decepção anterior e vão à caça, descobrem que podem dar a volta por cima e percebem que os quarenta anos é uma ótima fase para novas experiências, passam a freqüentar a noite, fazem plástica, vão à academia, se sentem bonitas, sensuais, alegres, enfim, elevam a auto estima.

No quarto quadro a serenidade se faz presente. Descobrem também que podem conquistar espaço no mercado de trabalho, passam a considerar novos valores, ou seja, são mulheres dos anos 2000, que ganham seu próprio dinheiro, lutam pela independência financeira, amam, choram, brigam, disputam, desejam, se emocionam e enxergam o homem amado não mais como seus salvadores e sim como companheiros.

FICHA TÉCNICA

SE MEU PONTO G FALASSE


Autores: Júlio Conte, Heloísa Migliavacca e Patsy Cecato

Diretor convidado: Marcelo Perez (Cia do Lavrado)

Elenco: Marisa Bezerra e Graziela Camilo (atriz convidada - Cia do Lavrado)

Cenário: Graziela Camilo
Desenho e Operação de Luz: Renato Barbosa
Figurino: Davi Mascarenhas
Costureira: Joana Marta
Produção: Marisa Bezerra
Assistente de produção: Weliton Calmon
Trilha Sonora e Operação de som: Marcelo Perez

ESTREIA

Data: 02/04
Local: TEATRO JABER XAUD - SESC (Mecejana)
Horário: 20:30h
Censura: 16 anos
Ingressos: R$ 12,00 (inteira)
R$ 6,00 (meia)

Informações: 9961 - 5964 / 9138 - 9481 / 8118 - 6016

Fonte:

quarta-feira, 30 de março de 2011

Trabalho sobre PCN Arte - PP - Adriana Moreno.


Entrega dia 01/04 – sexta-feira.
Atividade: Resumo dos PCN da arte de 5ª a 8ª
1.Contexto da arte;
2.Objetivos gerais;
3.Características da área;
4.A arte como área de conhecimento integrador;
5.Habilidades e competências.
Link para baixar:  PCN ARTE 5ª a 8ª

domingo, 20 de março de 2011

Revista Ilustrar - Revista Brasileira de Ilustração Arte e Design nº 21

Já está no ar a edição 21 da revista Ilustrar, basta fazer o download no site www.revistailustrar.com.
Nesta edição uma seção especial, falando sobre o lançamento do livro com as obras do Benicio e a belíssima exposição com os originais, que houve dia 16 de fevereiro, em São Paulo.
Também neste número a participação de Sabrina Eras, na seção Portfolio, e de Marcus Penna em um passo a passo detalhado. Rune Bennicke fala de sua trajetória no mundo da animação, em especial com a Disney.
Não perca a seção Espaço Aberto, que vem com profissionais de primeira, e, como sempre, Renato Alarcão assina sua Coluna Nacional, falando sobre sua relação com o escritor Moacir Scliar, que faleceu no dia em que Renato escrevia a coluna, e Brad Holland na Coluna Internacional, contando sobre a busca da originalidade.
Mas a seção mais especial desta edição é sem dúvida a seção Sketchbook, onde conta a incrível trajetória de um livro produzido no meio das trincheiras alemãs durante a Segunda Guerra Mundial pelo artista austríaco Hans Liska, e que os editores da revista encontraram o livro nos dias de hoje, em São Paulo. Uma história incrível, com imagens do livro que são belíssimas e tocantes ao mesmo tempo.

sábado, 19 de março de 2011

Blogger? sim ou não?

Fiz este post pra dizer o quanto estou satisfeito com a ajuda que o blogger me deu durante um ano de publicações, graças ao blog consegui algumas vantagem na veiculação das minhas imagens, uma delas foi a capacidade de poder levar meu portifolio a qualquer lugar do mundo com a internet. muita gente me pergunta como eu consigo fazer pra arranjar trabalhos com desenhos e ilustrações, isso é simples eu criei um blog, nao querendo desmerecer outros recursos da internet como orkut, twitter, baddoo, msn, mas pense bem qual é a vantagem de ter todos eles se você nao tira vantagem de nenhum. Divulgue seus desenhos, seus rabiscos, suas anotações, é facil e rápido, deixa de preguiça e cria um pra vc, vc tem um feedback muito rapido com as visualizações, mas nao se esqueça de divulgar pros seus amigos e conhecidos viu? se não nao adianta nada... faz um teste
www.blogger.com

Fhilipe Ramayana
-ilustrador

Link para os PCNs no site do MEC.

 Olá turma, como vamos precisar dos PCNs de arte nas aulas de PP, segue abaixo os links para o site do mec onde vocês poderão baixar os arquivos em pdf. 
 

Parâmetros Curriculares Nacionais
 








Artes Visuais - UFRR-2011.1 - Nº 01 - ADRIANA SANDIEGO

Como a professora Adriana falou sobre 
a utilização de jogos semelhantes ao da Carmem
Sandiego, resolvi fazer uma amalgama 
das duas nessa ilustração.

quinta-feira, 17 de março de 2011

quarta-feira, 16 de março de 2011

Cadastros e postagens

Nossa tou espantado com a capacidade de modificação dos elementos desse blog pela parte do silvio ficaram muito boas! parabens espero que todos os alunos e professores consigam utilizar essa grande ferramenta virtual
se alguem quiser se cadastrar pra postar no blog por favor contacte-me que eu lhes forneço a autorização
groover_ice@hotmail.com
fhilipe ramayana

Blues Etílicos abre ano letivo na UFRR


O Professor Anderson Informa aos interessados em atuarem na montagem do show da banda Blues Etílicos, que devem comparecer na reunião que ocorrerá sexta-feira (18/03), às 09:00h, no bloco IV, sala do Decult. Para tratar com Selmar sobre todo o processo de produção do evento e elaboração de um plano de trabalho com a empresa contratada. 
Todos envolvidos na atividade receberão certificado pela PROEX/UFRR.
 
___________________________________________________


"A mais popular banda de blues brasileira será a responsável pelo show de abertura do ano letivo 2011 na Universidade Federal de Roraima (UFRR). Comemorando 25 anos de carreira, o Blues Etílicos estará em Boa Vista no dia 31 de março, apresentando show de lançamento de seu primeiro DVD no Parlatório do campus Paricarana, ao lado do Bloco I, às 19h. A banda já recebeu o título de melhor banda no estilo blues pelo jornal "o Globo". O pré-show será da Banda Paricarana.
Recordista em público nos shows e em vendagens de CDs no segmento, o Blues Etílicos já lançou 10 álbuns, abrindo shows para B. B. King, Buddy Guy, Robert Cray, Sugar Blue, Ike Turner, Magic Slim e muitas outras atrações internacionais.

A empatia do grupo com o público deve-se à originalidade de compor tanto em inglês quanto português. O vocalista norte americano Greg Wilson confere autenticidade e sotaque correto às canções em inglês. Os solistas de gaita e guitarra, Flávio Guimarães e Otávio Rocha, se destacam nos solos, acompanhados pela cozinha coesa e cheia de swing de Pedro Strasser, na bateria, e Cláudio Bedran, no baixo."
Fonte: site UFRR


Aula Magna 2011.1 - Luiz Moutinho

 Universidade Federal de Roraima receberá este mês a visita do professor português, Luiz Moutinho, da Universidade de Glasgow, na Escócia. Ele vai ministrar a Aula Magna da UFRR, no dia 17 de março, às 18h30, no auditório do Pronat (Programa de Pós-Graduação em Recursos Naturais), sob o tema ‘O Conhecimento Aberto é a energia do século XXI?’. Luiz Moutinho, que já deu aulas em universidades européias, americanas e latino-americanas, estará em Roraima, juntamente como professor doutor Graeme Hutcheson, da Universidade de Manchester, na Inglaterra. Na mesma semana em que ocorre a Aula Magna, os dois pesquisadores ministrarão palestra e realizarão um curso dirigido à comunidade acadêmica.

terça-feira, 15 de março de 2011

III YAMIX - 2010 - Artes Visuais -vencedor e obra


O III YAMIX, realizado em Pacaraima no ano passado teve como vencedor na categoria artes visuais, o artista Helton da Silva Faustino com a pintura em tela “ Cruviana”.

sexta-feira, 11 de março de 2011

PÂMELA PECCINI - Artista Plástica apresenta mais uma exposição de seus quadros


Hoje (11), a artista plástica Pâmela Peccini, dará abertura a mais uma exposição de seus quadros. Com o tema “Flores de Março”, a mostra vai apresentar 15 quadros de óleo sobre tela que reproduzem a diversidade de flores brasileiras como a rosa, tulipa e girassol, além de flores regionais, como a orquídea. A exposição será realizada no Centro Multicultural Antonio Ferreira de Souza, na Orla Taumanan, no salão B.

A exposição será aberta ao público e tem entrada franca. No Centro Multicultural todos os dias, das 8hs às 12hs e das 14hs às 22hs. Aos sábados e domingos, o espaço é aberto das 16h às 22h. A exposição não tem data definida para o encerramento.

Além das obras de Pâmela, a exposição também apresentará 10 quadros pintados por alunas do curso ministrado pela artista no Sindicato dos Trabalhos de Roraima (SINTERR). As telas retratam paisagens roraimenses. As obras estarão à venda com preços que variam de R$ 50,00 a R$ 400,00, dependendo do tamanho escolhido.
A artista fala da importância da disseminação da arte em Roraima. “Nosso Estado está crescendo, e temos que aproveitar a oportunidade para mostrar as pessoas os talentos artísticos que existem aqui. Além disso, é necessário o apoio público para esses eventos”, disse.
Pâmela fala também da paixão pela pintura. “Quando o artista pretende reproduzir em seu quadro uma realidade que lhe é familiar, como sua realidade natural e sensível ou sua realidade interna, assim é que ele se define”, enfatizou a grande pintora.
ARTISTA

A artista plástica Pâmela Peccini, se interessou pela arte com 13 anos, quando sua mãe comprou telas e tinta para começar a pintar de forma autodidata. Por ver a mãe pintando, Pâmela se interessou por essa linha artística. Para aprimorar a técnica, fez um curso de Pintura de óleo sobre tela.
Como artista plástica, Pâmela já expôs seus quadros em outra ocasião no Centro Multicultural, no hall da Assembléia Legislativa de Roraima e em 2008 em Brasília com obras de outros artistas nacionais.

I Concurso Itamaraty de Arte Contemporânea

 O Ministério das Relações Exteriores recebe, até 25 de março, inscrições para o I Concurso Itamaraty de Arte Contemporânea. Serão concedidos prêmios de até R$ 20 mil, em quatro áreas: pintura, escultura, fotografia e obras em papel.
O artista deve ser brasileiro e só pode inscrever uma obra. Para participar, é preciso enviar para artecontemporanea@itamaraty.gov.br os documentos: ficha de inscrição; currículo, com dez imagens de obras dos últimos dois anos; imagem da obra a ser inscrita (resolução de 300 dpi, em formato JPG ou TIFF); e declaração de autoria e propriedade dessa obra.
Outras informações estão disponíveis no site do Ministério e no edital. O objetivo do concurso é incentivar a produção artística brasileira e ampliar sua divulgação no exterior. O Itaú Cultural se soma ao Itamaraty nos esforços de difundir a ação.
I Concurso Itamaraty de Arte ContemporâneaInscrições até 25 de março de 2011